Passamos do topo do iceberg e agora iremos destrinchar cada etapa da Importação por Encomenda.
O que iremos categorizar daqui para frente é tudo aquilo que o Importador não só pode, mas como deve fazer para o Encomendante predeterminado, como falei na Parte I.
Inclusive, o Encomendante pode negociar valores com os fornecedores e transportadores internacionais, agentes de carga, etc, sempre com o pagamento saindo pela Trading.
Vamos lá.
Sourcing – Gestão de Fornecedores na Importação por Encomenda
O receio do não recebimento da mercadoria ou de quando ela chegar não corresponder ao esperado é igual tanto na Conta e Ordem quanto na Encomenda.
Afinal, é uma importação.
Portanto, encontrar fornecedores de confiança é importantíssimo.
Só que isso pode ser uma tarefa complexa tanto pela distância quanto pela grande variedade de informações e sites disponíveis para pesquisa, independente da modalidade escolhida.
Por isso ressalto que simples checagens nos possíveis fornecedores e produtos, custando menos de USD 300, podem gerar um saving enorme, além de evitar dores de cabeça aqui no Brasil.
Sem contar que fazemos esse serviço de auditoria direto nas fábricas, garantindo um acompanhamento de maior qualidade, evitando ainda mais problemas.
É por isso que somos considerados uma “One Stop Shop”, onde conseguimos oferecer, de forma assertiva, diversos serviços para uma mesma pessoa ou empresa. Seja na Conta e Ordem ou na Encomenda.
Assessoria Fiscal, Tributária e Aduaneira na Importação por Encomenda
Agora entramos em um território sagrado.
Toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma operação por Encomenda está aqui.
É comum existir o medo de errar com a escolha de fornecedor, no preço ou na qualidade da mercadoria quando o assunto é importação.
Entretanto, não pensar no planejamento fiscal-tributário é um desastre maior ainda, principalmente para o novo importador.
Nessa assessoria é onde o Encomendante vai entender, através do Importador, o que é um PIS/COFINS monofásico ou, uma variação cambial ativa ou passiva.
Os estrategistas da nossa equipe, aliados com o CMV, o custo de mercadoria vendida, fazem todo o kick-off dos processos, otimizando custos de forma real, sem pegadinhas, evitando gastar mais do que o necessário, fazendo os clientes serem mais competitivos, cada um em seu respectivo setor.
Lembrando que nenhum cliente nosso começa a importar sem antes checarmos o regime de tributação mais adequado ao seu negócio.
Gestão de Embarque Internacional
Cotações, rotas, estratégias, atualizações.
Isso e muito mais está envolvido quando Importador e Encomendante resolvem importar juntos.
Aqui na Importe Melhor sempre iremos focar nas soluções, verificando quais agentes realmente embarcam conforme as propostas pré-estabelecidas e quais são os vendedores de fumaça.
Quem baixa a cotação só para pegar o embarque e quem pratica o preço justo do mercado.
Assim como na Conta e Ordem, sabemos o que funciona na Encomenda.
Seguro Internacional
Pagamos o seguro de algo exatamente para não precisar dele.
Em uma importação não é diferente.
Na Importe Melhor, a cada pedido de Encomenda, nosso seguro cobre os riscos de perdas ou danos sofridos no processo da importação, seja no percurso marítimo, aéreo ou terrestre, englobando acidentes de qualquer natureza, avaria grossa, naufrágio, fortunas do mar e despesas de salvamento.
Cobre também as avarias particulares como: queda, quebra, amassamento, arranhadura, danos por água de chuva ou do mar; roubo, furto ou desaparecimento; danos durante as operações de carga e descarga; danos sofridos durante o armazenamento em portos e/ou aeroportos e danos em consequência de guerras e greves.
Gestão de Câmbio na Importação por Encomenda
Aqui chegamos a uma das grandes diferenças entre Conta e Ordem e Encomenda, onde o câmbio obrigatoriamente precisa ser pelo Importador (Trading).
Você consegue confirmar isso na Instrução Normativa, citada aqui.
No nosso caso, temos um hub especializado com três corretoras e parceiros homologados no Bacen e as melhores taxas do mercado.
Tudo isso acontece mediante a negociação prévia entre Encomendante e Importador, com a abertura de processo e comunicação da Trading com as corretoras.
Resumindo, basta atender às normas do compliance da Importe Melhor e da RFB, mas no geral, não é necessário fazer cadastro e enviar balanços às corretoras, uma vez que o que importa é o cadastro da Importe Melhor.
Aliás, vou te contar, com a gente não há aquelas taxas surreais de corretagem. É free.
Gestão de Documentos de Embarque e Compliance
O importante aqui é que o Importador se certifique que a documentação de embarque e despacho atende rigorosamente ao Regulamento Aduaneiro, além de verificar os documentos entre as empresas, como contratos e acordos.
Na Encomenda, a Trading é o Sold To/Buyer enquanto o Encomendante é o Ordered By.
Essa checagem de informações pode garantir 98% de parametrizações em canal verde, mesmo você importando através do seu CNPJ pela primeira vez, como acontece com os nosso clientes aqui na Importe Melhor.
Mesmo que hoje em dia as Declarações de Importação tendem a dar verde, você não quer arriscar sua operação com uma documentação feita de qualquer jeito, certo?
E esse resultado expressivo vem direto da gestão do nosso time que já está atuando antes mesmo da mercadoria embarcar.
Despacho Aduaneiro
Seguindo diretamente a etapa anterior, o despacho aduaneiro é a hora de ver tudo acontecendo.
Na Encomenda, esse módulo está embutido, pois é uma das premissas da Normativa e da vida da Trading.
Nesse caso, o Importador precisa se manter atualizado com as regras e regulamentos mais recentes para que o Encomendante não precise se preocupar com a complexidade dos controles de fronteira e regulamentações alfandegárias.
A Importe Melhor entende o desafio e suas necessidades, já que vivemos isso diariamente.
É por isso que tratamos esse módulo como peça fundamental para o triunfo da sua empresa, sem aquelas surpresas ou “poeiras embaixo do tapete” que conhecemos por aí.
Emissão de Nota Fiscal – Entrada e Revenda
Chegamos a mais um ponto bem problemático nas empresas que importam diretamente.
Na operação por Encomenda, o Importador emite a NF de revenda com todos os custos da operação, sem complicações e dentro das regras fiscais tributárias brasileiras, que já foram estabelecidas lá na assessoria.
Desembaraçando a mercadoria, a Importe Melhor já emite a nota fiscal de entrada e, logo depois, a de revenda para que o Encomendante já possa dar entrada em seu estoque.
Inclusive, dependendo do ERP do cliente, fazemos isso em poucos cliques, em questão de minutos.
Daí, o céu é o limite.
O Encomendante pode emitir uma NF para transferir para uma filial ou mesmo para a matriz e inserir no seu estoque. Se preferir, pode emitir a NF de venda aos seus clientes, com todos os custos embutidos, aplicando apenas o Mark-up/margem.
Armazenagem, Distribuição e Fechamento na Importação por Encomenda
Chegamos ao final desse processo.
Após finalizar a nacionalização, o procedimento de armazenagem e transporte é semelhante ao da Conta e Ordem.
Isso acontece, pois na maioria das vezes, o frete rodoviário acordado entre Importador e Encomendante é o FOB (lembre-se de não confundir com o Incoterm da Importação, beleza?).
Nesse caso, o Encomendante retira a carga do porto através da sua transportadora de confiança.
Aqui na Importe Melhor, continuamos envolvidos até a entrega, acompanhando esse processo até que o cliente coloque suas mãos na carga.
Estamos com você até o final.
Inclusive, para os clientes que optam por isso, também oferecemos embarque CIF, ou seja, frete até a sua porta.
No fechamento de tudo, todos os documentos e despesas são compiladas em um único arquivo, do qual é enviado até o Encomendante, mantendo nosso compromisso pela segurança e transparência das informações.
Ufa, é uma baita de um processo, não achou?
Importar melhor é deixar na mão de quem entende.
Importar de maneira profissional requer organização e tempo.
Mais do que isso, demanda agilidade e segurança, características que só quem realmente entende o que está acontecendo pode te oferecer.
Isso é importar melhor.
Descubra o que nossos estrategistas podem fazer por você, entrando em contato aqui e pedindo um estudo de viabilidade para sua empresa ou seu projeto de importação.
Fica tranquilo que também é free!
Até a próxima.