Você sabe o que é apneia? É a suspensão momentânea da respiração. No caso do mergulho solo, o mergulhador utiliza apenas o fôlego dos pulmões, sem equipamentos de suporte, e sem respirar durante todo o trajeto.
Mas afinal, o que é importar no modo apneia? De forma simples é quando a pessoa decide fazer suas próprias importações sem conhecimento, nem suporte técnico.
Deixa-me explicar melhor: quando alguém decide importar sem se preocupar com o regime de tributação, tirar o radar com um profissional que nem entende do processo e, normalmente, acionar o despachante aduaneiro somente quando a mercadoria embarca, ou pior, só na chegada, sem nenhum apoio na logística internacional, muito menos quando a carga chega em seu destino final. A isso chamamos de importação no modo apneia.
E o que acontece? Dificuldades surgem, imprevistos e obstáculos são possibilidades reais, e nestas condições ainda há grandes chances de se deparar com pessoas de má índole, que vão tentar tirar proveito desses importadores em seu mergulho solo.
E o mais incrível, quando algo dá errado dificilmente este tipo de importador assume a sua responsabilidade, afinal é mais fácil colocar a culpa nos players envolvidos e não no próprio mergulhador, que está cada vez mais perto da escuridão do fundo do mar.
A partir do momento que você decide importar todo o seu mindset precisa mudar. O fluxo de importação envolve diversos players e muitas variáveis em todas as etapas do processo. É preciso ter pessoas capacitadas e responsáveis ao seu lado, que entendam os pontos críticos e as variáveis da importação.
Eu sei, o câmbio muda, o frete aumenta, implicando num custo mais alto e margem menor. Mas essas variáveis são iguais para todo mundo. E aqueles importadores que realmente entendem do processo não ficam choramingando por conta disso mas, com a ajuda de profissionais de confiança, buscam alternativas para contorná-los.
Então, como voltar à superfície? Além de ser bem assessorado e virar a chave, sua empresa precisa de um planejamento estratégico sólido, com pessoas capacitadas e éticas. Profissionais que exercitam a importação antes mesmo dela acontecer e que podem auxiliar você ao longo de todo este processo. Só assim é possível sair da importação no modo apneia e passar a Importar Melhor.
Então eu te pergunto, você está pronto para soltar sua respiração e voltar à superfície?