Finaleira de artigo da Jornada de Importação por Conta e Ordem de Terceiros, na prática! Para ler as outras partes, clique aqui (parte I), aqui (parte II) e aqui (parte III).
Você já deve ter topado por aí com milhares de artigos falando sobre a Importação por Conta e Ordem de Terceiros, cuja nossa parcela de contribuição pode ser lida aqui.
Mas o que você não deve ter encontrado (e ainda não encontramos, rs), é a prática de uma operação como essa.
Por isso, nós da Importe Melhor, escrevemos este artigo trazendo todos os detalhes deste cenário, tão comum e ao mesmo tempo, tão misterioso para quem não é da área, para quem está começando a importar agora, ou até mesmo, para aquele importador adquirente de longo prazo que sempre fez assim que tem bastante experiência.
Pegue sua bebida favorita, papel e caneta para as anotações, e nos acompanhe pela jornada da Conta e Ordem, parte IV!
EMISSÃO DAS NOTAS FISCAIS NA IMPORTAÇÃO POR CONTA E ORDEM DE TERCEIROS
Depois do processo liberado, é hora da Trading agendar o carregamento junto terminal portuário/retro portuário, enviando os documentos da importação desembaraçada, quando necessário.
Assim que agendado juntamente com a transportadora e adquirente, o processo passará por mais uma conferência, agora de valores pagos, para a emissão das notas fiscais: a de entrada, sendo exportador contra a Trading (CFOP 3949); e a de saída, por sua vez Trading contra o adquirente (CFOP 5949).
Com o arquivo .xml da NF de saída da Trading, o adquirente pode, dependendo do Estado em que a sua empresa está sediada e que vai receber as mercadorias, dar entrada no seu estoque ou até mesmo emitir uma NF de entrada, sem precisar “passar trabalho” calculando, buscando valores, etc.
A emissão de NF pela Trading é um outro grande facilitador oferecido pela Importe Melhor, aos seus clientes. Menos tempo perdido emitindo nota fiscal, mais tempo vendendo o seu produto.
E por que sem a Trading, o Adquirente passa perrengue?
Seria cômico se não fosse trágico, o momento em que o Adquirente (que importando sozinho vira Importador), precisa emitir a NF de Importação.
Sem conhecimento, experiência e os procedimentos corretos, é certeza no atraso da emissão. E atraso na emissão, significa material parado no porto/aeroporto, gerando armazenagem e possível sobreestadia (demurrage, para quem é da área), vendas paradas e consequentemente dinheiro perdido/parado.
Com a Trading, e em especial a Importe Melhor, além de agilidade na emissão, o Adquirente recebe de forma organizada, na íntegra, todos os custos da importação para a obtenção do seu CMV (Custo da Mercadoria Vendida), claro, sem a margem do cliente, mas já perfeitamente alinhada para um rápido cálculo.
CARREGAMENTO E ENTREGA
Com as NFs emitidas e enviadas à transportadora, adquirente avisado sobre a coleta e a data da entrega, a gestão de embarques está mais uma vez presente no processo.
A cotação de frete nacional segue conforme a cotação de frete internacional, mudando apenas algumas informações, como valor de NF e endereço de entrega.
Três cotações com transportadores avaliadas e aprovadas pelo compliance da Trading (lá na fase de registro da DI), além das estratégias de logística para a melhor entrega (seja por preço, seja por tempo) continuam sendo analisadas nessa parte.
E sabe o acompanhamento de embarque (Follow-Up)? Ele continua presente entre transportadora, Trading e cliente.
FECHAMENTO DO PROCESSO DA IMPORTAÇÃO POR CONTA E ORDEM DE TERCEIROS
Após a devolução da RIC, que é o recibo de entrega do contêiner ao Armador (processos aéreos e marítimos LCL não tem), o processo entra na fase de fechamento.
Nesta etapa, a conciliação de tudo o que foi pago contra o que foi recebido, não devendo ficar negativo para a Trading, uma vez que na Importação por Conta e Ordem de Terceiros, somente o Adquirente pode financiar a operação.
Caso aconteça de faltar alguma quantia, a Trading emite um boleto para que o Adquirente pague. Quando sobra algum valor da Importação, o valor é devolvido integralmente, juntamente com a prestação de contas.
No relatório (que é muito parecido com o numerário), todos os valores envolvidos no processo estão descritos, para que o Adquirente possa visualizar de forma rápida, fácil e intuitiva.
Por fim, o fechamento é enviado, podendo ser somente digital, com acesso ao servidor online (evitando assim troca de e-mails pesados), tendo como compromisso da Trading, a guarda dos documentos originais por 05 (cinco) anos.
UFA! CHEGAMOS AO FIM, OU QUASE
A Jornada da Importação por Conta e Ordem de Terceiros, na prática, é extensa, burocrática, cheia de detalhes que podem fazer a diferença entre um processo tranquilo contra um cheio de abrolhos e espinhos.
Dividida em quatro partes, os artigos sobre este assunto que escrevemos abrangem todas as etapas reais, desde a abertura de processo, até o fechamento, passando pelo embarque, chegada, nacionalização e entrega, além de outros detalhes igualmente importantes, para que o fluxo seja o mais preciso possível.
Com o acompanhamento correto, prestando atenção em todos os detalhes que a operação pede, otimizamos seu tempo para que você o dedique ao seu core business, pois importando melhor, você vende melhor.
Nos siga nas redes sociais, sendo LinkedIn, Instagram e Facebook. E não esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos e familiares.
E por último, mas não menos importante, entre em contato conosco, caso deseje que a sua empresa Importe Melhor!