“Cash is king” na sua importação?
Você já parou para pensar quanto custa o seu dinheiro no tempo durante todo o processo de importação?
A partir do momento que você decide importar é necessário ter a premissa que “Cash is King”, ou seja, dinheiro é rei, e quero explicar exatamente o porquê.
Produção
Aqui trago o exemplo de um cenário típico de uma importação marítima vinda da China.
Assim que você decide importar é necessário fazer um adiantamento de 30% ou 70% à fábrica para iniciar a produção da mercadoria, e depois pagar o saldo restante antes do embarque.
Vamos pegar uma carga de USD 100 mil, por exemplo, em que você pagou USD 30 mil para iniciar sua produção e USD 70 mil para o exportador autorizar o embarque.
A partir do momento que você faz o primeiro pagamento já pode ser considerado o DIA ZERO da importação e do custo do dinheiro no tempo.
Depois deste passo leva em média 30 a 40 dias até que a mercadoria esteja pronta para o embarque.
Trânsito e chegada
O trânsito médio para a mercadoria chegar ao Brasil é de 32 a 36 dias via marítima dos portos bases da China. Então, se analisarmos desde o primeiro desembolso até o momento da chegada aos portos nacionais, já se passaram cerca de 70 dias.
Assim que a mercadoria chega ao porto de destino no Brasil, começa o terceiro momento do fluxo financeiro com o pagamento de impostos de importação, ICMS, agente de carga, despachante aduaneiro e despesas alfandegárias. Até aqui você já pagou quase 50% de tributo do valor da mercadoria e cerca de 90 dias já transcorreram.
Estoque e venda
O próximo passo é a mercadoria ser liberada e colocada em seu estoque, para ser vendida. Nesta etapa, o tempo de giro médio de estoque é de 90 dias, mais 90 dias para prazo médio de recebível, ou seja, já se passaram mais de 180 dias desde o início de todo processo.
Em resumo, esta é a timeline completa do processo de importação:
– 45 dias do 1º pagamento, produção até o embarque
– 36 dias de trânsito
– 90 dias de estoque
– 90 dias de recebível
São mais de 260 dias desde o primeiro pagamento até o investimento retornar.
E então, quando você finalmente vende sua mercadoria, consegue parar para pensar em todo o processo de importação, e saber o quanto o seu dinheiro rendeu? Quanto você foi remunerado pelo seu tempo e trabalho na importação?
Saber as respostas para todas essas questões é a primeira premissa do “cash is king”.
Então, eu te pergunto, quanto o dinheiro manda na sua operação?
Faço essa provocação porque a maioria dos importadores não sabem quanto eles têm de margem nos produtos importados, não fazem uma análise de viabilidade, muito menos um planejamento. Também não buscam solução para ter um melhor fluxo financeiro, nem o menor investimento possível em seu estoque.
É aquela coisa que já falei anteriormente de importar em modo apneia. Mais uma vez afirmo: é preciso mudar o mindset e o status quo para Importar Melhor.
Hoje existem várias alternativas para importadores fazerem isso de forma viável e segura.
Quando vale a pena importar?
Como, por exemplo, fazer suas operações com a Importe Melhor.
Além de reduzir o investimento em seu estoque, importando através dos nossos portos estaduais você tem uma vantagem tremenda em relação aos demais portos do Brasil.
Da mesma forma, a operação da Importe Melhor proporciona benefícios junto a agente de carga, agente aduaneiro e armazenagem alfandegada. Através de tudo isso conseguimos trazer uma vantagem competitiva de até 85% em relação ao ICMS comparada ao porto de Santos.
Quando falamos em despesas operacionais, estamos falando em CMV, ou seja, custo da mercadoria vendida, cuja redução é de até 10%. Em outras palavras, você tem que cuidar do seu caixa e saber para onde o seu dinheiro está indo.
Quando não importar?
O que vou falar a seguir pode até ser um tiro no pé, mas sempre aconselho meus clientes a terem no mínimo 45% de margem bruta em seus produtos importados. Sem isso, não importe.
Parece estranho um estrategista de importação falar isso, mas nossa principal missão é fazer nossos clientes importarem melhor e, às vezes, isso inclui sinalizar quando não compensa passar por todo este processo.
Então cuide do seu dinheiro e não vá na onda de importar qualquer produto “legal” que apareceu no mercado sem ter um suporte profissional e, de fato, saber se essa importação será rentável para o seu negócio.
Aproveite e solicite um estudo de viabilidade conosco e realmente Importe Melhor.
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